Pesquisa
Qualitativa

A pesquisa qualitativa possibilita uma compreensão mais profunda e significativa dos fenômenos contemporâneos. 
Esta estratégia é adequada para estudar percepções, motivações, atitudes e comportamentos. 

Pesquisas desta natureza podem ser aplicadas em estudos de

Consumidor: preferências, valores, identidades, motivações, hábitos, jornadas, satisfação, personas
Comunicação: teste de comunicação e campanhas publicitárias
Mercado: tendências de consumo, concorrência, posicionamento, categorias de produto
Branding: desenvolvimento, imagem e relacionamento com a marca
Produto: testes de conceito, e embalagens

Forças da pesquisa qualitativa

Espaço para o novo, insights e inovação
Flexibilidade na condução
Compreensão profunda e contextualizada
Investigacão de aspectos subjetivos

Metodologias

Entrevista
Grupo Focal
Observação
Técnica Projetiva
Store Check
Desk Research

O Jeito

Dados quentes e análises relacionais

Para compreender a complexidade do mundo atual, é essencial interpretar os dados de maneira contextualizada. Embora a análise estatística seja uma ferramenta poderosa e valiosa, seu uso de maneira isolada pode conduzir a narrativas enviesadas. Vivemos em uma época marcada pela hipervalorização do Big Data e pelo paradigma mecanicista, por outro lado, nossa sociedade nunca foi tão diversa e heterogênea. Neste contexto, é imprescindível a contraposição da lógica dominante a partir de uma abordagem qualitativa e relacional. Este é o nosso jeito de pesquisar, investigações qualitativas para coleta de informações que consideram aspectos emocionais e contextuais. Trabalhamos com Warm Data para compreender a complexidade de maneira integrativa e todas as metodologias qualitativas: entrevista, grupo focal, observação, técnica projetiva, store check e desk research.

Warm Data

Entendendo a complexidade

Nora Bateson cunhou o termo ‘Warm Data’ (dados quentes) para destacar a relevância das informações qualitativas que oferecem uma visão mais ampla da realidade. Segundo a pesquisadora, Warm Data são informações que integram os elementos de um sistema complexo, proporcionando uma compreensão da sua dinâmica. Warm Data é sobre reconhecer padrões e como se relacionam, o conceito refere-se a um conjunto de informações que engloba aspectos qualitativos e subjetivos de determinado fenômeno.

https://batesoninstitute.org/warm-data/

ATLAS.ti

Análise dos dados

Um dos grandes desafios na pesquisa qualitativa é a análise do grande volume de dados coletados. Para isto, utilizamos o software especializado que conta com recursos avançados de codificação, inteligência artificial e análise de sentimentos. Tizi Weber, nossa fundadora, não só utiliza o ATLAS.ti em nossas pesquisas, mas também é uma profissional trainer certificada pelo software. Conte com a nossa expertise para utilizar o ATLAS.ti e potencializar os resultados da sua pesquisa qualitativa.

https://atlasti.com/es/formadores
Abrir bate-papo
Olá
Como posso te ajudar?
We use cookies in order to give you the best possible experience on our website. By continuing to use this site, you agree to our use of cookies.
Accept